A EDUCAÇÃO REFLEXIVA NA TEORIA SOCIAL DE PIERRE BOURDIEU - Vol. 9
- Autor(es):
- Praxedes, Walter
Praxedes, Walter Lúcio De Alencar - Editora:
- EDIÇÕES LOYOLA
- Código:
- 21340
De: R$ 22,00
Por: R$ 17,60
Em 1x de: R$ 17,60
À vista: R$ 17,60
Neste livro, o autor discute como a abrangente teoria sociológica de Pierre Bourdieu (1930-2002) trata a educação como um componente fundamental dos processos de constituição do mundo social. Conceitos como habitus, prática, estratégia, campo, capital cultural, violência simbólica e reprodução social são importantes ferramentas teóricas utilizadas para entender como o sistema escolar confirma e reproduz as desigualdades "de desempenho escolar de crianças provenientes das diferentes classes sociais". Evidenciam-se, assim, mecanismos muitas vezes ocultos - ou que insistimos em não enxergar - presentes no cotidiano escolar, que contribuem para a reprodução das desigualdades sociais e das formas de dominação política que hierarquizam as sociedades contemporâneas. Para Pierre Bourdieu, somente se conhecermos os mecanismos que fazem que a educação escolar contribua para a reprodução das desigualdades e dos privilégios, poderemos trabalhar para construir alternativas pedagógicas críticas e reflexivas que os minimizem ou até mesmo os neutralizem, como nos sugerem alguns princípios pedagógicos apresentados aqui para o debate educacional.
- Código de barras:
- 9788515043248
- Dimensões:
- 23cm x16cm x0cm
- Edição:
- 1
- Marca:
- EDIÇÕES LOYOLA
- ISBN:
- 9788515043248
- ISBN13:
- 9788515043248
- Número de páginas:
- 72
- Peso:
- 133 gramas
- Encadernação:
- BROCHURA
- Data de edição:
- 01/01/2015